Roleta Russa (Operação Red Sparrow) – Resenha

Alrely 05/25/2018

POSTER-Operação-Red-Sparrow

Oi gentee!!

Em 1 de Março de 2018 ocorreu a estréia de Operação Red Sparrow, com direção de Francis Lawrence, e apesar da Jennifer Lawrence ser a protagonista do filme, eles não tem nenhum grau de parentesco). O que muitos não sabem é que o filme se originou do livro Roleta Russa do autor Jason Matthews, publicado em 2014 pela editora Arqueiro (o livro foi publicado novamente este ano pela mesma editora, porém capa e título diferentes). Com bastante curiosidade, pelo livro claro, trago para vocês a resenha.

Sinopse: Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.

Estamos na Rússia governada por Putin. Eis que surge Dominika Egorova – uma jovem russa, linda e sensual, que cai nas garras do sistema logo após sofrer duas perdas brutais, a carreira e a morte de seu pai. Recrutada e treinada pelo serviço secreto russo, ela se torna uma agente especializada em sedução de alvos e logo é designada a uma missão para provar a sua competência: descobrir quem é o traidor, funcionário do SVR, que repassa informações confidenciais da inteligência Russa para os Estados Unidos. Um jovem bastante ambicioso, espião norte-americano, Nathaniel Nash,  tem a oportunidade de salvar sua carreira e reputação protegendo Marble, o ativo russo mais importante da CIA e alvo da missão dada a Dominika. Suas respectivas missões fazem com que seus caminhos se cruzem, dando início à um jogo muito perigoso cheio de tensão, alfinetadas e um relacionamento bastante complicado. Os dois melhores espiões de suas agências, seus encontros são marcados em cima de muitas técnicas, esquemas de vigilância e procedimentos. Quando um dos dois decide passar para o outro lado, na posição de agente duplo, se torna o pivô de uma operação bastante complexa, pondo em risco a vida de todos os envolvidos.

Embora o livro tenha esse cenário de espionagem, está totalmente fora do contexto de romance policial que sempre apresenta um crime, o detetive, as investiações e uma conclusão; mas o autor consegue apresentar muito bem essa guerra EUA x Rússia numa narrativa bastante envolvente. A presença dos diálogos tensos, siglas e curiosidades sobre espionagem se deve ao autor ser ex-agente da CIA, mostrando propriedade no assunto fazendo com que a história prenda sua atenção a cada página.

Nota: o relacionamento entre Dominika e Nathaniel não se torna um romance clichê, está mais pra uma paixão intensa e proibida do que aquele típico casal romântico. A construção dos personagens foi muito bem pensada e executada. O final apenas deixa um enorme ponto de interrogação para uma continuação, a qual espero!

Ficha Técnicapage

Título: Roleta Russa
ISBN: 9788580412758
Páginas: 432
Edição: 1ª
Tipo de capa: Brochura
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Assunto: Literatura Estrangeira – Romance Policial
Idioma: Português

Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook
Veja mais!

Comente

Comente pelo site ou Facebook

  1. *