Retorno dos Animes: Por quê?

Hévila Mendes 09/21/2017

Nos últimos anos surgiram os Remakes/Reboots e Sequências/Spin-Offs de clássicos de anime. Mas por quê trazer os clássicos de volta/ ou continuá-los?

A necessidade de trazer audiência fez com que ressurgissem das cinzas vários clássicos dos anos 80/90, trazendo-os de volta em forma de Remake, Reboot ou Sequências de suas sagas. Porém, há um perigo em trazer algo de volta, pois isso pode levar à fúria dos fãs antigos e não atrair novos fãs com o material ou trazer de volta o sucesso que foi essas franquias (eles nunca foram esquecidos por quem é apaixonado pelos clássicos). A ideia de trazer esses animes de volta, ou continuá-los, gera lucro para as empresas responsáveis: ocorre o aumento de vendas de colecionáveis e mangás (antigos e novos) em todo mundo. Fazendo jus, vamos começar citando alguns exemplos de sucessos e fracassos.

 

O anime Dragon Ball é o melhor exemplo disso. A série possui duas sequências: GT e SUPER. O DB GT (1996), surgiu de uma ideia da Toei Animation (responsável pela maioria dos animes de sucesso) para continuar com sua galinha dos ovos de ouro, levando à construção de uma história paralela a do original, onde Goku volta a ser criança e viaja pelo universo em busca das esferas do dragão. GT possuiu 3 sagas (Baby, Super 17 – nem lembrava dessa- e os Dragões Malignos), trazendo uma nova forma de Super Saiyajin (o 4 rsrs). GT é a série amada/odiada pelos fãs da franquia, sendo considerada uma série desagradável pelo IGN (uma grande empresa de entretenimento) com lutas desnecessárias e com um enredo totalmente sem nenhuma novidade. Porém, nem tudo foi ruim, a abertura do anime, por exemplo, é digna de aplauso! (que é a única coisa positiva ¬¬).

 

Resultado de imagem para dragon ball gt

 

Já a sequência, DG Super (2015), também enfrentou (e enfrenta, pois ainda está em exibição no Japão) seus altos e baixos. O anime é uma continuação criada pelo próprio Akira, a qual se passa quatro anos após a saga Boo e possui 5 sagas até o momento (Deus da Destruição, O Retorno de Freeza, Champa, GOKU BLACK e Torneio do Poder). Super passou por diversos erros de animação, com a primeira parte amplamente criticada, tanto pelo público oriental quanto ocidental levando a Toei Animation a melhorar a qualidade e lançar em Bluray. Isso mudou a partir da Saga Champa com episódios aclamados por sites especializados. Mas o sucesso veio com a saga Goku Black, uma das mais empolgantes e nostálgicas na opinião da grande maioria. Hoje o mangá de SUPER é um best-selling (de acordo com Oricon), além das linhas de colecionáveis que continua com suas boas vendas.

 

Resultado de imagem para dragon ball super

 

Outro exemplo é Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seya). Em 2015, foi lançada uma nova série spin-off  Saint Seiya: Soul of Gold, para comemorar os 40 anos de “carreira” como mangaká (palavra usada para criadores de mangás no Japão) de ninguém menos que Masami Kurumada. A história é focada nos Cavaleiros de Ouro que, após seu sacrifício no Muro das Lamentações (evento que ocorre na saga de Hades), são revividos e surgem em Asgard para derrotar ninguém menos que Loki. A crítica maior com o anime é apenas uma: as Armaduras. A história faz todo sentido, é nostálgico já que infelizmente para quem acompanhou o anime original dos CdZ não é mostrado o tamanho do poder dos Cavaleiros de Ouro, além de responder uma pergunta bem óbvia: COMO AS ARMADURAS DE OURO FORAM PARAR NO ELÍSIOS PARA OS BRONZES? Mas voltando, as Armaduras Divinas dos dourados (que são lindas por sinal) surgiram, para quê? Dá o golpe final! E SÓ! Ou seja, tava ali para as VENDAS de Colecionáveis (SIM, ACEITE): Um boneco normal de Shaka de Virgem custa em média R$189,90 (ok KERO MUITO), já Shaka com a Armadura Divina custa R$599,90… Pois é!! Pow Toei, pelo menos dava uma tapeada na gente que é fã né? Não precisava ser tão na cara! (UFA desabafei). Sim esse é o grande ponto, a série empolga, tem tempo desnecessário gasto com Aioria, mostra a relação entre os cavaleiros, destrói a reputação de tranquilo de Dohko, tem um final digno, agrada os fãs antigos, mas, infelizmente, no final de tudo é apenas um upgrade das Cloth Myth (Armadura de Ouro).

 

Resultado de imagem para saint seiya soul of gold

 

Citando rapidamente outro material, o Omêga é uma invenção da Toei de trazer um público novo para esse universo, que os antigos lamentam. O anime possui duas Sagas (Marte e Pallas), as quais, infelizmente, não agradaram aos fãs (tendo inclusive o mangá cancelado no primeiro volume).

 

Resultado de imagem para saint seiya omega

 

Obs: Temos o spin-off The Lost Canvas, um anime aclamado no ocidente, mas que não foi o suficiente tendo baixa audiência no Oriente, sendo cancelado após a segunda temporada (que eu ainda não entendo porque não continuar com aquela obra prima. NETFLIX por favor!).

 

Resultado de imagem para lost canvas cancelada

 

Além dos citados acimas, temos os mais recentes materiais de sequências: Pokémon, que nunca tem fim; Digimon Adventure TRI, os Ovas que estão sendo lançados em comemoração aos 15 anos da franquia (o mesmo tem várias animações que leva o nome da franquia); e mais recente Sakura Card Captor que terá sua continuação depois de 17 anos, sendo liberando um novo OVA trazendo um final semelhante ao mangá.

 

Resultado de imagem para pokemon animeResultado de imagem para digimon adventure triResultado de imagem para sakura card captor 2017

 

Para falar de Reboot de Animes, Sailor Moon Crystal é um exemplo. Inspirado no mangá de comemoração aos 20 anos da franquia, o anime traz de volta as guerreiras., sem os diálogos e histórias longas, encurtando as temporadas. Mas, como de costume a Toei não é muito fã das animações de qualidade de graça, pecando e trazendo erros de animações que foram criticados por sites especializados (melhorando consideravelmente em Bluray- por que $erá ?). Apesar dos erros técnicos o anime foi um sucesso em suas duas temporadas obtendo mais de um milhão de pessoas em seu primeiro episódio. Na terceira temporada para agradar os fãs e diminuir as criticas houve a mudança de animação, trazendo traços mais suaves e com um tom de anime japonês (a próxima temporada será em forma de dois filmes). Com o surgimento do novo anime, vários materiais de colecionadores surgiram, trazendo tanto material novo tanto material antigo (os colecionáveis da série clássica). O sucesso é tamanho que existe uma cafeteria no Japão faz o maior sucesso tendo em seu cardápio sugestões que lembram os personagens. Lucro e mais lucro é o que Sailor Moon vem gerando.

 

Imagem relacionada

Traços da Primeira e Segunda Temporada

Resultado de imagem para sailor moon crystal temporada 3

Traços usado na Terceira Temporada

 

Uma coisa é certa, quem é fã de cada franquia , vai acompanha cada retorno ou continuação com o coração aberto (criando um ódio por dentro às vezes), mas o que importa mesmo é trazer a nostalgia de volta para nossos corações. Afinal, o amor é cego não é mesmo?

Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook
Veja mais!

Comente

Comente pelo site ou Facebook

  1. *