Resenha – O oceano no fim do caminho

Alrely 04/18/2018

oceano-no-fim-do-caminho-resenha

Oi genteee!

 

Mais uma resenha! Dessa vez do autor Neil Gaiman, última edição saiu em 2013 pela editora Intrínseca. O oceano no fim do caminho traz uma narrativa bastante intrigante e fora do normal, bem a cara de Gaiman!

 

Tudo começa com o protagonista, já adulto, voltando de um funeral e para clarear os pensamentos, resolve dar uma volta de carro e seguir por outro caminho, que  ele já conhecia bem, já que foi o lugar que passou a maior parte da infância e acaba indo parar na fazenda Hempstock, onde morava Lettie Hempstock, a única amiga que ele teve na infância. Sendo recebido pela mãe da antiga amiga, em meio às conturbadas memórias de quando era criança ele busca rever o lago, atrás da fazenda, que um dia ela achou ser um oceano.

 

Eu não era uma criança feliz, ainda que, de vez em quando, ficasse contente. Vivia nos livros mais que em qualquer outro lugar“. (página 22)

 

Começando a rever suas memórias de quando era um garoto de apenas sete anos de idade, ele buscava conforto e companhia nos livros de fantasias de outros mundos, tentando fugir da realidade em sua volta. Quarenta anos atrás, quando tudo começa a desmoronar. Sua família estava passando por dificuldades financeiras, e seus pais decidiram que o quarto do alto da escada, antes era do garoto, agora se tornaria uma fonte de renda e passaria a ter hóspedes. Seu primeiro inquilino foi o minerador de opala que acaba se suicidando no carro roubado da família tempos depois, a partir daí que o garoto encontra um refúgio seguro na fazendo no fim do caminho, que é envolvida numa aura de muito mistério e fatos extraordinários.

 

A mãe do menino consegue um emprego e contrata uma governanta para cuidar da casa, dele e de sua irmã. Ursula Monkton é o seu nome, um ser maligno que passa a perseguir o garoto incansavelmente, enquanto todos estão cegos de amores pela moça, especialmente seu pai e sua irmã. Quando somente o menino via que todos corriam perigo.

 

resenha oceano do fim do caminho neil Gaiman (2)

 

Nota: Eu achei uma viagem esse livro. São muitos acontecimentos soltos na história, personagens insanos reproduzidos em memórias de quando o menino tinha apenas sete anos. Mas ensina o quanto uma amizade leal e verdadeira é importante. Pra quem já é fã do autor, apenas complementa o fato que todos sabemos: Neil Gaiman é um monstro da fantasia; e pra quem não conhece sua obra, vale a pena começar por este. Super indico!

 

o-oceano-no-fim-do-caminho-neil-gaiman

 

 

Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook
Veja mais!

Comente

Comente pelo site ou Facebook

  1. *