Religiões inspiradas em filmes

Jaderson Henrique 03/11/2018

Algumas produções além de ganharem notoriedade, público e fãs, conseguiram atingir as pessoas de tal forma que renderam alguns frutos além de camisas, livros, games, action figures. Sim, alguns filmes adaptados de livros ou não, rederam até uma religião a ser seguida.

Jediísmo

Resultado de imagem para star wars yoda

Criada no inicio dos anos 80, o Jediísmo é inspirada em Star Wars e como não poderia ser diferente, seus fieis são aqueles fãs mais aficionados da saga. Eles acreditam na força, que todos os seres carregam uma força dentro de si e nascem com o discernimento do bem e do mal. Em algumas ordens espalhadas pelo mundo, os seus pastores, digo… mestres Jedis podem ministrar casamentos, funerais e até orar por crianças doentes. O lugar onde existe a maior quantidade de adeptos é no Reino Unido, com 170 mil.

Matrixismo

Resultado de imagem para matrix

De acordo com essa religião, a realidade que no filme é criada pelas maquinas é apenas uma metáfora para as regras, normas e valores impostos pela sociedade atual. Seus seguidores se inspiram no conceito de hiper realidade e não existe uma data precisa do seu surgimento mas as principais entusiastas da seita são Lilly e Lana Wachowski, sim elas mesmas as criadoras e diretoras do filme. Elas dizem que a inspiração vem de obras filosóficas e a religião oriental fé baha´i.

Comunidade de Lothlórien

Resultado de imagem para galadriel lothlorien

Em 1973, Rosemary Haughton, teóloga inglesa, fundou na Escócia uma comunidade cristã inspirada em uma cidade élfica do livro de J.R.R. Tolkien O Senhor dos Anéis. As famílias integrantes do projeto na época plantavam hortas comunitárias, criavam gado e ganhavam dinheiro com as palestras ministradas pela fundadora. Com o lançamento dos filmes Rosemary viu sua obra ser banalizada e desistiu. Hoje, a comunidade é comandada pela organização budista Rokpa Trust e acolhe pessoas com problemas mentais.

Escola de magia de Grey

Resultado de imagem para hogwarts

Claro que não poderia faltar Harry Potter né! Em 2003 essa instituição começou a tentar por em prática os ensinamentos e valores da escola de Magia e bruxaria de Hogwarts que existe dentro da série de filmes baseado na obra de J.K. Rouling. Nas aulas, os alunos podem estudar alquimia, metafísica, lendas lançamentos de feitiços e até defesa contra as artes das trevas. O bruxo americano Zell-Ravenheart é o mestre supremo e responsável pela metodologia de ensino. A escola é a principal referência em bruxaria no oeste dos Estados Unidos.

Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook
Veja mais!

Comente

Comente pelo site ou Facebook

  1. *