Precisamos falar sobre Fullmetal Alchemist

Dany Souza 04/20/2018
93863_Papel-de-Parede-Fullmetal-Alchemist--93863_1280x1024
Uma história de amor fraternal. 
Uma organização militar com segredos escusos. 
Um homem arrasado pela perda de seu povo.
Junte esses elementos a um pouco de “magia”, drama e comédia e temos: Fullmetal Alchemist!
 Fmab-poster
Criado por Hiromu Arakawa, Fullmetal Alchemist (FMA) é uma obra de ficção que se passa num mundo moderno pós guerra baseado na Europa pós revolução industrial. O principal elemento mágico da narrativa é a alquimia, um princípio que tem sua origem na antiga química, o conhecimento e a mistura de elementos que dão origem a outros. Porém, estudos da alquimia no mundo de FMA são exatamente complexos e a alquimia avançada gera uma gama de aplicações e segmentos. Com o aprimoramento da alquimia, o país de Amestris passou a utilizar esse conhecimento dentro do mundo militar, sendo os Alquimistas Federais tratados como armas humanas em guerras e conflitos pelo país. Tecnicamente falando, são cães do exército.
 fma62-28
Dentre os princípios e regras da Alquimia, é dito que para que cada transmutação aconteça, se faz necessário uma troca equivalente, ou seja, a velha máxima da vida onde “na natureza nada se cria, tudo se transforma“. Para se obter algo, é necessário dar algo em troca. Tendo isso em mente, é necessário salientar que existem tabus que não devem ser quebrados, como por exemplo “não tentar criar vida” ou “não realizar uma transmutação humana“, a fim de trazer de volta quem já morreu.
 Fullmetal Alchemist - 12 - Large 13
Os irmãos Elric são pequenos prodígios. Suas histórias começam quando descobrimos que eles estão numa busca pessoal para encontrar a Pedra Filosofal e recuperar seus corpos. Pode soar um pouco estranho quando falamos em “recuperar os corpos“, mas é exatamente isso que acontece quando uma tragédia pessoal faz com que os pequenos irmãos, ingenuamente, quebrasse o maior tabu da alquimia: eles realizaram a transmutação humana na tentativa de ressuscitar a mãe e como punição, além da transmutação ter dado muito errado, Edward teve sua perna amputada e Alphonse teve o seu corpo totalmente levado no processo. A fim de recuperar o seu irmão, Ed, numa tentativa desesperada oferece o seu braço e consegue então recuperar a alma de Al, fixando a mesma numa armadura.
fullmetal alchemist brotherhood03
O ponto forte da história, tanto para quem acompanhou o anime Fullmetal Alchemist Brotherhood (2009) ou quem leu o mangá (2001-2010) é o enredo, que trás uma trama muito bem elaborada e extremamente inteligente. Hiromu Arakawa consegue fazer com que todos – absolutamente todos – os personagens sejam cativantes, inclusive o núcleo dos vilões e isso é uma coisa muito rara. O carisma de Ed e Al faz com que você abrace a causa deles: você ri com eles e você chora com eles. Isso mesmo, apesar da trama ser bem divertida, em certos pontos a autora consegue trabalhar muito bem o drama pessoal dos personagens e passar muitos momentos emocionantes – alguns, inclusive, capaz de fazer um coração insensível derramar certas lágrimas. É um fato que o maior ponto alto da história é o amor fraternal que rege a vida dos protagonistas, tal qual sugere o título do anime “Brotherhood“.
 luxuria
Se eu indico Fullmetal Alchemist? Bem, está mais do que indicado! Atualmente o anime está disponível na Netflix e o mangá está sendo re-publicado pela JBC (você consegue adquirir pela própria editora, pela Amazon e em lojas especializadas).
 capa_fullmetal_alchemist_esp_01_g-300x457
Obs 1: Recentemente, a Netflix adicionou ao catálogo o filme Fullmetal Alchemist em live action, produzido pela Warner. O filme tem duas horas de duração e apresenta os personagens principais em sua busca pessoal pela pedra filosofal tal qual a obra original. Como toda adaptação, existem várias diferenças no enredo e na execução, entretanto, existem algumas similaridades. A cena em que Edward e Alphonse realizam a transmutação humana e Ed descobre “a verdade” foi extremamente fiel. O ponto alto do live action é a caracterização dos personagens que parecem ter saltado do anime direto pro live, acredito que nenhum fã pode reclamar deste ponto em específico. Eu diria que a melhor coisa do live action é o Alphonse que consegue ser um querido em qualquer mídia em que apareça.
 08161732340332-t1200x480
Obs 2: Existe um anime anterior ao Brotherhood, que se chama Fullmetal Alchemist (2003-2004). Este foi lançado no auge da popularidade do mangá enquanto a autora ainda estava compondo a obra original, então a mesma deu permissão para que a equipe do estúdio usasse total liberdade criativa no desenvolvimento, como resultado temos uma obra que começa seguindo a mesma linha do mangá, mas no decorrer se torna uma coisa extremamente diferente. Muitas pessoas assistiram apenas esse anime na época, hoje em dia há quem ame e quem odeie. Não recomendo assistir a esse anime, a não ser que você esteja curioso por um novo ponto de vista da história. Fullmetal Alchemist entrou no catálogo da Netflix no mesmo dia em que o Brotherhood, mas na real? Vai logo pro Brotherhood!
Nota: 10 xícaras
Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook
Veja mais!

Comente

Comente pelo site ou Facebook

  1. *