O Guia do Mochileiro das Galáxias e o Dia da Toalha!

Alrely 06/11/2018

dia-da-toalha

Oi genteee!!

Eu sei que o dia da toalha foi mês passado (Maio), mas você sabe por que existe esse dia e de onde se originou?

De início, em 1978 era transmitida no BBC rádio e mais tarde adaptada à forma escrita, a “trilogia ” dos cinco livros escrita por Dougas Adams ficou conhecida internacionalmente por seu humor escrachado onde o autor ironiza diversas situações, tanto na política e burocracia (Os Vogons) quanto nas pessoas e suas manias. A história de Arthur Dent tomou proporções que nem o autor poderia imaginar, dando ênfase à utilidade de uma simples toalha aos viajantes das galáxias para as mais variadas situações. No guia:

“… a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa. Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito”.

don__t_panic_wallpaper_by_roguexunited

Quando Douglas Adams faleceu, os fãs da série queriam homenageá-lo de uma forma engraçada, e já que o autor dedica uma página inteira sobre a importância de se vigiar pelas galáxias sempre com uma toalha, por que não criar “O dia da toalha“?  No dia 25 de Maio de 2001 foi feita a primeira homenagem pelos membros do H2G2 (é uma comunidade virtual, fundada em abril de 1999, com o intuito de “construir um manual para a vida, o universo e tudo mais). Ainda foi discutida a possibilidade de alterar para 42 dias após a data de falecimento do autor, devido a outro detalhe da saga, que afirma que a resposta para questão fundamental da vida, o universo e tudo mais seria 42, mas ficaram com o 25 de maio mesmo, também conhecido como o Dia do Orgulho Nerd!

Curiosidade: E 2009, Eoin Colfer continuou a saga, escrevendo o sexto livro inttitulado E tem outra coisa…; em 2005 foi lançado o filme com o mesmo título da saga, onde Martin Freeman fez o papel de Arthur Dent. Os três primeiros livros foram relançados no Brasil pela editora Sextante na época da estréia do filme, o quarto livro em Dezembro de 2005 e o quinto em Novembro de 2006. Pra quem ainda não sabe quais os outros títulos, te liga só!

transferir (1)-horz

Vocês já leram??? Me fala o que acharam!!

 

 

Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook
Veja mais!

Comente

Comente pelo site ou Facebook

  1. *