Mês do Horror – O Demonologista (RESENHA)

Alrely 10/26/2018

capa_Demonologista3

Oi gentee!!

Em parceria com o Tamo Lendo, esse mês de Outubro escolhemos títulos para exaltar o terror em diversas áreas, sejam elas livros, filmes, mangás, etc; Trago agora O DEMONOLOGISTA escrito por Andrew Pyper, publicado pela Darkside Books em 2015. A obra ganhou o Prêmio de Melhor Romance do International Thriller Writers Award (2014). Ganhou adaptação para os cinemas em 2016, com direção de Robert Zemeckis, diretor de Forrest Gump e da trilogia De Volta Para o Futuro.

Sinopse:O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo – principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico.
Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma. Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.
Este é um daqueles livros que você não consegue largar até acabar a última página, ainda que vá precisar de muita coragem para seguir em frente. O Demonologista ganhou o Prêmio de Melhor Romance do International Thriller Writers Award (2014), concorrendo com autores como Stephen King. Entrou em diversas listas de melhores livros de 2013, foi finalista do Shirley Jackson Award (2013) e do Sunburst Award (2014), chegou ao topo da lista dos mais vendidos do jornal canadense Globe and Mail e foi publicado em mais de uma dezena de países.

o-demonologista

O protagonista é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia com especialização na representação do Diabo, na literatura, com ênfase na obra-prima de John Milton, o clássico poema épico Paraíso Perdido. Um pouco cético, o professor acredita que o coisa ruim é apenas uma figura mitológica, para estudo histórico, porém, certa noite David recebe um convite de uma mulher estranha, sombria, para testemunhar uma atividade sobrenatural em Veneza. A partir daí suas concepções de estudo passam a mudar, tendo ele motivos para acreditar no Anjo rebelde. De férias com sua fiha adolescente Tess, seus planos mudam  de uma pausa do divórcio problemático, para um passeio pelos locais mais sombrios de sua alma e coração.

Para quem gostou de ler O Código da Vinci, Inferno – obras de Dan Brown, vai gostar de O Demonologista, pois segue na mesmo linha de pistas, deciframento de códigos, suspense. O professor passa a correr contra o tempo para tentar decifrar os códigos escondidos em Paraíso Perdido, para salvar sua filha do inferno e tentar entender um pouco mais sobre seu “objeto” de estudo. Mas e se isso foi tudo invenção de seu subconsciente? Ou está acontecendo? É algo inacreditável, irreal.

Nota: Uma leitura rápida e simples, contém um bom humor e referências mais cultas. Conhecer as referências vai ser um diferencial, porque ajudam a aproveitar melhor a leitura, mas não seria um pré-requisito. Um pequeno problema, pra mim que gosto de um desenvolver dos fatos, é a mudança repentina de “momentos”. De uma leitura mais calma, a cena descrita – de repente – se torna pesada demais sem ao menos uma preparação para o leitor.

Super indico !

Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook
Veja mais!

Comente

Comente pelo site ou Facebook

  1. *