Lois Lane: A verdadeira heroína em ação!

Penelope Guimaraes 03/8/2018

O número de vezes que o Superman saiu para salvar Lois Lane é enorme. Mas quem não seria uma “donzela em perigo” caindo de um prédio de mais de vinte andares? Ou em qualquer outro lugar perigoso?

A personagem ícone das histórias do Homem de Aço foi criada num período em que a guerra consumia o Estados Unidos e as mulheres do país estavam aflitas em casa à espera de seus esposos e filhos.

Em 1938, as histórias em quadrinhos funcionavam como forma de aliviar o clima tenso no país e nos campos de batalha. Daí surgiram os super-heróis, com a estreia do Superman. Mas as mulheres estavam lá, então elas também precisavam de uma luz no meio de tanta bombam nazista.

 

9204ede79111bd44fe899dd4af2bfa4e.jpg

Então veio Lois Lane, na Action Comic #1, criada pelos criadores do Superman, Jerry Siegel e Joe Shuster. Tendo sua personalidade inspirada na reporte investigativa Nellie Bly, Lois representa todas as mulheres da época, que estavam ganhando espaço nesse período. Apesar de todas as adaptações e versões da personagem ao longo da história, Lois sempre aparece como uma mulher determinada, inteligente, durona e linda, que cativa o amor do homem mais forte do planeta.

Ele a ama e ela nem se importou! Na verdade, ela o ignorou. Mas então chegou o Superman e ela se rendeu. Um homem forte, protetor dos fracos. Machismo? Talvez. Mas a questão principal é que ela viu nele algo que via em si mesma: a vontade de fazer algo de bom pela humanidade. E mesmo assim ela não perde a sua postura. Lois não tem poderes, nem veste um collan e sai por aí brigando com os caras maus, mas luta pela justiça e verdade. A questão é: e por que Lois precisa ser salva?

 

A resposta é: porque não salvá-la?

 

Lois é jornalista investigativa premiada do Planeta Diário, e se envolve em muita situação problemática para conseguir uma boa matéria e levar a verdade ao público. A força e a independência de Lois é tanta que ela chegou a ganhar história própria e até versão em que ela é uma super-heroína (mas não vamos entrar em detalhes agora). Ela é o motivo pelo qual o Superman se mantém determinado e equilibrado.

 

Lois é o retrato da mulher moderna. A mulher que tem um ou mais de um emprego; que tem um marido, um companheiro que a respeita e divide com ela uma vida de igualdade; que tem filhos; que é vaidosa e sedutora; que consegue tudo e que não precisa de superpoderes, só de determinação.

 

Podemos ter a Mulher Maravilha como retrato da força feminina, mas Lois Lane foi a primeira heroína de verdade dos quadrinhos.

 

 

Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook
Veja mais!

Comente

Comente pelo site ou Facebook

  1. *