J-Nerd – AKIRA

Rafael Melo 09/2/2017

Por Breno Barros

 

Precisamos falar sobre AKIRA!

Sabemos que muita gente só ouviu falar nessa obra, tem vontade de ver, mas por algum motivo ainda não assistiu. Então, estou aqui para dar aquele velho empurrãozinho de brother. Criação do Sr. Katsuhiro Otomo, Akira é um mangá estilo Cyberpunk publicado em 1982 com o longa metragem lançado em 1988.

 
akira2A estória se passa após a III Guerra mundial numa cidade construída sob o que sobrou de Tóquio, chamada Neo-Tóquio (poderia ser “Nova-Tóquio”? Poderia, mas o negocio é do futuro, tudo que vai “Neo” é do futuro). Gangues de moto dominam a degradada cidade mostrando que o sistema político está enfraquecido, um desses grupos é liderado por Kaneda e está envolvido em uma briga com a gangue rival. No meio do barata-voa, Tetsuo colide com sua moto numa criança que parece o Benjamim Button Zumbi com alguns poderes psíquicos, alguns homens do governo levam a criança e também o Tetsuo que é submetido a várias experiências cientificas, lá ele desenvolve alguns poderes tele cinéticos, descobre que existem mais duas crianças Benjamim Button Zumbi Psíquicas, e alguém chamado Akira (sim, ele não é o Akira).

 
A obra possui como “plano de fundo” vários temas interessantíssimos como alienação juvenil, problemas políticos e sociais, ética cientifica, militarização, que lembram bastante os filmes Warriors e Laranja Mecânica, mas aborda muito mais os problemas das personagens envolvidos.  O visual da obra é muito interessante. A cidade com prédios cheios de cabos e tubulações emaranhadas, que com certeza (eu acho kkk) inspiraram as paisagens de Final Fantasy VII.

 
Uma referência quase que óbvia a Akira é o K9999 do jogo The King of Fighters que totalmente inspirado no Tetsuo.

 
Com certeza estou esquecendo varias outras obras que foram inspiradas por esse mangá, então amigo, prepara um cafezinho com leite, senta no sofá e vai assistir pra comentar aqui depois tudo que não lembrei! Aliás, está atualmente disponível na Netflix… quer mais o que?

Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook
Veja mais!

Comente

Comente pelo site ou Facebook

  1. *