Chegamos Ao Fim – Polícia Federal: A Lei é para Todos

Paulo Silva 09/11/2017

 Por Wesley Delluck

 

Do início do processo policial mais comentado e noticiado em todo país até a condução coercitiva do ex-presidente Lula, o filme Polícia Federal – A Lei é para Todos ilustra a Operação Lava Jato, e nos dá a versão interna da operação que desencadeou uma série de investigações sobre a corrupção no Brasil.

 

lavaa2
O longa começa explicando, de forma bem didática, como funciona a corrupção no país desde o Brasil colônia. As primeiras cenas do filme mostram como funcionava o sistema de “troca” com os índios naquela época, atravessando o tempo até chegar nos dias atuais. Tudo isso narrado pela voz de Antônio Calloni, que interpreta o chefe de polícia Ivan Romano, e ilustrado por gravuras que pareciam ter sido tiradas dos livros escolares – Bem telecurso 2000 mesmo -.
O filme segue com uma trama coerente, narrada de forma não-linear, começando a contar a história do meio e voltando para explicá-la mais à frente, inserindo o espectador de forma rápida na história, sem perder tempo com muito blá blá blá, o que funcionou e ficou interessante na tela. A ação do filme não se atém só às batidas e perseguições policiais motorizadas, as cenas de perseguição nos quartos de um hotel e da investigação dos suspeitos envolvidos no caso dão ao longa um ar mais investigativo.

 

lavaja
O filme trata da política brasileira de um jeito bem hollywoodiano e pode não agradar a todos por lidar com um tema tão polemizado. Com uma cena pós-crédito de gancho para mais um filme e a possibilidade de uma trilogia confirmada pelo diretor Marcelo Antunez, Polícia Federal – A Lei é para Todos é um bom filme brasileiro de investigação policial.

Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook
Veja mais!

Comente

Comente pelo site ou Facebook

  1. *