13 Fatos Sobre 13 Reasons Why

Paulo Silva 04/24/2017

re1

 

 

Ame ou odeie. Talvez essa seja a melhor maneira de definir o mais novo show da Netflix. O serviço de streaming chocou a todos com a ousada série 13 Reasons Why. O show conta a história de Hannah Baker que, antes de cometer suicídio, gravou algumas fitas contendo os treze motivos pelos quais tirou a própria vida e as mandou aos que, de alguma forma, julgou serem os culpados.

 

Fita 01, Lado A: há um ator brasileiro na série.

 

 

henry

 

 

O primeiro fato é, na verdade, uma curiosidade. Brad, o namorado do personagem Tony, é interpretado por Henry Zaga, ator brasileiro que já participou de séries como Teen Wolf e XOXO. Henry não é o primeiro brasileiro a galgar seu espaço num seriado de TV norte-americano. Em Gotham, por exemplo, a brasileira Morena Baccarin interpreta (muito bem), a Dra. Lee Thompkins, e vem ganhando cada vez mais destaque no seriado. Já na aclamada Game Of Thrones, temos Lino Facioli, que vive o problemático Robin Arryn.

 

Fita 01, Lado B: é alvo de especialistas.

esp

 

 

Vários psicólogos e psiquiatras se propuseram a boicotar o show. Eles alegam que as cenas pesadas poderiam servir como gatilho para pessoas a ponto de tirarem a própria vida. Isso tudo porque a série mostra claramente cenas de violência, sobretudo de suicídio. Alguns chegam a afirmar que a chocante cena no final pode ser entendida como um tutorial para quem pensa em se matar.

 

Fita 02, Lado A: com a chegada da série, os pedidos de ajuda aumentaram.

 

 

13 REASONS WHY

 

 

O Centro de Valorização à Vida – organização brasileira sem fins lucrativos que ajuda na prevenção do suicídio – afirmou que, desde o lançamento de 13 Reasons Why, os pedidos de ajuda aumentaram em 100%! Esses dados positivos dão base para os que acreditam que a série é um mecanismo de enfrentamento do suicídio e não um gatilho.

 

Fita 02, Lado B: não é direcionada para potenciais suicidas, mas para aqueles que os rodeiam.

 

 

esp3

 

 

A série foca, como já diz o título, nas razões que levaram Hannah Baker ao suicídio. Tanto que a garota já inicia a temporada morta. Ela mostra o que cada um à sua volta fez para feri-la e como poderiam ter evitado que o pior acontecesse. Percebemos no show que a melhor de todas as almas pode, mesmo que inconscientemente, empurrar alguém pro suicídio com um mísero gesto.

 

Fita 03, Lado A: o seriado não tem medo de chocar.

 

re3

 

 

A série tem uma linguagem muito direta e sem máscaras. As cenas não são maquiadas: mostram tudo sem medo de chocar. Talvez por isso Os 13 Porquês (nome brasileiro da série) tenha explodido tão rápido no mundo. Confesso que algumas dessas cenas são desnecessárias. Mas talvez o desagradável possa ter um efeito considerável no tocante à diminuição dos casos de suicídio.

 

Fita 03, Lado B: Justin Prentice não é Bryce Walker.

 

re4 

 

 

Após o lançamento do seriado, o ator Justin Prentice, que viveu o Bryce Walker, vem sofrendo ataques em sua conta pessoal no Instagram. Comentários como “Vai se fud.. seu estuprador” têm inflado suas postagens na rede social. Bryce é um verdadeiro caldeirão de ruindades, mas não passa de um personagem e o ator nada tem a ver com ele. Vale ressaltar que Prentice postou um vídeo contando sua experiência com o bullying.

 

 

“Eu estava em um time de basquete quando criança, e havia dois gêmeos que eram um pouco mais velhos e um pouco maiores do que eu era, e havia algum bullying acontecendo lá. Eu era pequeno, então eu era um pouco menor em estatura… Eu falaria com os meus pais sobre isso, o que era ótimo porque eles eram sempre muito próximos e perspicazes, e eles eram como – este é o Sul, então eles são tipo, ‘Basta levantar-se e dizer-lhes que você vai bater neles, então você não vai ter um problema”, disse o ator.

 

 

Fita 04, Lado A: Selena Gomez participa da série. 

 

 

re5

 

 

A atriz e cantora Selena Gomez deu o pontapé inicial para a adaptação do best-seller Os 13 Porquês. Ela contou com a ajuda de sua mãe para levar a obra até a produtora Anonymous Content, onde a história passou anos em desenvolvimento. Inicialmente, o livro se tornaria um filme estrelado pela atriz, mas ela acabou ficando como produtora executiva e a história foi adaptada para a TV.

 

Fita 04, Lado B: mais tragédias para a próxima temporada.

 

 

esp4

 

 

No final de tudo, descobrimos que Alex Standall havia atirado contra sua própria cabeça e se encontrava em estado terminal no hospital local. O garoto tentou suicídio após perceber o mal que tinha feito à Hannah e à Jessica, pela qual ainda guarda um grande sentimento. A temática suicida continuará, aparentemente, numa provável segunda temporada. Ao longo dos episódios ficou cada vez mais claro que o personagem fora muito afetado com o que havia acontecido. Ainda assim, fomos pegos de surpresa e, na próxima temporada, acompanharemos os desdobramentos do caso.

 

Fita 05, Lado A: 13 Reasons Why se passa na cabeça de Clay.

 

hanna

 

 

Toda, ou quase toda, a série se passa dentro da cabeça do personagem principal, Clay Jensen. Isso é perceptível porque o passado e o presente, a todo momento, se confundem no desenrolar da trama. Temos um exemplo disso no primeiro episódio, quando Clay, ao escutar a primeira fita, imagina um “algo mais” entre o Justin e Hannah no parquinho, mas a cena é logo cortada pela voz da garota nas fitas dizendo que tudo não passou de um beijo.

 

Fita 05, Lado B: O machucado de Clay marca o tempo na série.

 

 

clay

 

 

Ainda no primeiro episódio, Clay sofre um pequeno acidente de bicicleta que acaba abrindo um corte em sua testa que permanece ali por toda a primeira temporada. Não sei se essa era a intenção da equipe de roteiristas, mas acabou se tornando o grande marcador de tempo do show, visto que quando Clay aparece sem o corte, sabemos que é um flashback.

 

Fita 06, Lado A: Tony é como um anjo para Clay.

 

 

tony

 

 

Tony foi o primeiro a receber as fitas e, com elas, a missão de repassá-las aos citados nas gravações. Entretanto, de todos, o único citado com quem Tony tem uma real preocupação é Clay, visto que, como a própria Hannah diz, ele não deveria estar naquela lista. Tony acompanha o garoto de perto, seguindo-o a todo momento, o que chega a incomodar o protagonista em alguns momentos. No final, chegamos a conclusão de que Tony está ali para tornar Clay consciente de sua responsabilidade em toda essa história. Mas também pra lhe dar um ombro amigo, um apoio, e impedi-lo de fazer alguma besteira.

 

Fita 06, Lado B: Hannah Baker não buscava vingança, mas consciência.

 

 

hanna1

 

 

Muitos pensam que a ideia das fitas era uma vingança arquitetada por Hannah Baker contra aqueles que a feriram, mas, na verdade, essa não era a intenção da garota. O fato de Clay Jensen estar em uma das fitas, ainda que ele tenha uma certa responsabilidade no ocorrido, mostra que Hannah buscava apenas explicar o porquê de ter tirado a própria vida. A garota diz que ele não pertence àquela lista, mas precisava estar ali se ela quisesse explicar porque fez o que fez. Sendo assim, chegamos à conclusão de que a intenção da suicida com as fitas era simplesmente explicar e através disso conscientizar as pessoas do que tinham feito.

 

Fita 07, Lado A: Tyler está preparando algo de grandes proporções para a segunda temporada.

 

 

tyler

 

 

Nas fitas, três crimes acontecem e Tyler, o fotógrafo, é responsável por um deles. O garoto espionou Hannah na sua janela por algumas semanas e acabou flagrando um beijo entre ela e Courtney. Apesar disso, Tyler é um dos mais afetados na escola Liberty com o bullying. O seu desabafo com o Sr. Porter e, depois, o seu depoimento para a polícia, são duas das cenas mais tocantes de toda a temporada. Num dado momento, o jovem compra uma arma, mas até aí suas intenções não são tão claras. No episódio final, ele é mostrado escondendo numa caixa um arsenal relativamente grande, o que é um tanto intrigante. Além disso, ele estende fotos de todos os citados nas fitas. Estaria o Tyler planejando um grande ataque à escola Liberty para se vingar de todos que, de alguma forma, lhe afetaram? Uma coisa é certa, 13 Reasons Why choca por trazer problemáticas que acontecem, sobretudo, entre os jovens. E não foi só uma vez que uma vítima de bullying encontrou em ataques em massa uma maneira de se vingar.

 

 

Como você pode ver, nossa listinha está recheada com curiosidades, constatações, polêmicas e teorias. O que você acha disso tudo? Deixe nos comentários sua opinião! Interaja conosco!

Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook
Veja mais!

Comente

Comente pelo site ou Facebook

  1. *